A Casa de Saúde do Bom Jesus é um dos doze estabelecimentos de saúde geridos pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, desenvolve a sua ação no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria, desde 1932, numa permanente abertura a outras necessidades humanas e sociais, procurando oferecer um serviço de qualidade.
Disponibiliza serviços em seis grandes áreas de intervenção:
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Psiquiatria
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Psicogeriatria
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Deficiência Mental
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Toxicodependência e Alcoolismo
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Reabilitação e Integração Social
VISÃO
Toda a atividade da Casa de Saúde do Bom Jesus partilha e faz sua a Visão de S. Bento Menni. Neste sentido, a Casa de Saúde pretende ser um estabelecimento com intervenção especializada em saúde mental e psiquiatria, inserido na comunidade, em contínua evolução no sentido de uma adequação sistemática e progressiva às necessidades da população em cada momento, enquadrando na assistência prestada, os aspetos médicos e sociais que englobam a dimensão física, psíquica, social, relacional e espiritual da pessoa assistida.
MISSÃO
Em sintonia com o carisma da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, a Missão deste Centro Hospitaleiro “é a prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde, sobretudo em saúde mental e psiquiatria, de acordo com as melhores práticas clínicas, com qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade da pessoa assistida, numa visão humanista e integral, com especial atenção aos mais pobres”.
VALORES HOSPITALEIROS
- Sensibilidade para com os excluídos
- Serviço aos doentes e necessitados
- Acolhimento Libertador
- Saúde Integral
- Qualidade Profissional
- Humanização dos cuidados
- Ética em toda a atuação
- Consciência histórica
POLÍTICA DA QUALIDADE
A qualidade é um objetivo institucional inerente à missão do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, cuja concretização constitui um compromisso da Casa de Saúde do Bom Jesus, dos profissionais e das equipas. Este compromisso expressa-se na prestação de cuidados globais de saúde, numa dinâmica de melhoria contínua, aos vários níveis de intervenção – prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e reintegração –, de modo a satisfazer as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas – pessoas assistidas, familiares, profissionais, voluntários, entidades parceiras e financiadoras, segundo:
- O modelo assistencial hospitaleiro;
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Os requisitos legais e regulamentares aplicáveis;
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A identificação e satisfação possível das necessidades dos pessoas assistidas, familiares, entidades parceiras e financiadoras, e comunidade;
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A promoção da sustentabilidade através de uma racional e eficaz gestão de recursos;
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A promoção da qualidade do desempenho dos colaboradores através do contínuo desenvolvimento das suas capacidades e competências;
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O planeamento, monitorização, análise e revisão sistemática da prestação de cuidados, das condições e resultados obtidos, numa lógica de melhoria contínua, integrando as dimensões técnica, científica, humanizadora e espiritual.